Manter um ambiente de trabalho limpo e organizado talvez não seja uma das nossas preocupações principais, diante de todas as obrigações que temos, com metas, objetivos e prazos que temos que alcançar e entregar.
Entretanto, um ambiente de trabalho que não receba limpeza e higienização apropriadas, além dos riscos à saúde dos colaboradores, trará prejuízos à imagem e aos cofres da companhia.
Por isso, além do serviço de limpeza e higienização, é necessário que os usuários do espaço também colaborem com a manutenção do local, garantindo assim o bem estar de todos.
Para facilitar esta rotina, seguem 3 dicas simples, porém fundamentais para garantir locais apropriados para o seu trabalho:
Nunca coma no seu ambiente de trabalho
Restos de comida e líquidos derramados no escritório são os pontos de partida para a propagação de germes e insetos indesejáveis, o que pode acarretar em inúmeras doenças, mal cheiro, além da possibilidade de manchar móveis e carpetes.
Utilize cozinhas e refeitórios específicos para refeições.
Não acumule
Não acumule excesso de papéis, equipamentos e, principalmente, lixo. Mantenha na sua mesa apenas o que realmente será usado. A maior parte das doenças surge por inconveniências pessoais, podendo reduzir a eficiência do funcionário no trabalho e transmitir uma imagem negativa da empresa para seus colegas e para os clientes também.
Objetos pessoais
Deixe chaves e outros objetos pessoais em locais apropriados. Armários e gavetas são ideais para isso. Além de eliminar um pouco a quantidade de objetos na mesa, passa uma boa mensagem para os colegas de trabalho.
Estas 3 dicas simples vão melhorar sensivelmente o ambiente de sua empresa e gerar mais produtividade.
Além destes comportamentos essenciais de cada colaborador, é importante mencionar também que a função de limpeza e higienização de uma empresa deve ser uma atribuição a ser realizada por uma empresa especializada.
Ter a convicção de que a saúde do ambiente está sendo preservada graças ao trabalho de um profissional treinado e qualificado para fazê-lo é fundamental. Usar produtos de qualidade apropriados, na periodicidade indicada para cada ambiente e superfície e estabelecer rotinas que não interfiram no bom andamento do trabalho são procedimentos fundamentais para a qualidade do serviço.
Lembre-se: a limpeza é sempre excelente quando não notamos a ausência dela.