Na década de 1930 o Brasil encontrava-se em um período de grande evolução industrial. Na época, as estruturas eram rudimentares, as condições eram ruins e os acidentes de trabalho eram constantes, pois não havia políticas direcionadas para prevenção a acidentes, nem para doenças ocupacionais.
Em 1943 o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, aprovou o decreto dos direitos trabalhistas através da CLT – Consolidação da Leis do Trabalho. Nesse decreto, foram sendo incluídos capítulos de Segurança e Medicina do Trabalho, que sinalizava também aos órgãos competentes a criação e administração de leis direcionadas a proteção dos trabalhadores nos exercícios das suas atividades. Desde então, as leis e procedimentos de gerenciamento de riscos vem sendo ampliadas e aprimoradas, sempre em busca do melhor formato de trabalho seguro para os trabalhadores do Brasil.
Os principais elementos da gestão do risco são:
1) Prevenção e gerenciamento de riscos ocupacionais
A prevenção e o gerenciamento dos riscos ocupacionais consistem em análises preliminares e minuciosas das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores em cada processo de trabalho a fim de identificar possíveis exposições aos agentes químico, físico e biológico, assim como os riscos ergonômicos e de acidentes.
2) Procedimentos para avaliação dos riscos
Um profissional especializado em segurança do trabalho entrevista o colaborador procurando entender o passo a passo das suas atividades e, se necessário for, acompanha na prática a sua rotina para melhor observar os procedimentos e identificar a exposição de possíveis riscos ocupacionais.
3) Medidas preventivas para controle dos riscos
Após identificação dos riscos ocupacionais e de possíveis acidentes de trabalho, implementa-se medidas de prevenção, de acordo com a classificação do risco e na ordem de prioridade estabelecida, seguindo um plano de ação.
Os benefícios do gerenciamento dos riscos ocupacionais
A identificação e o gerenciamento dos riscos ocupacionais contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro, produtivo e saudável para os trabalhadores, refletindo diversos benefícios para a empresa, assim como para o cliente que contrata o serviço. Dentre os benefícios destaca-se alguns abaixo:
• Minimiza os riscos de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e absenteísmo. Funcionários orientados a tomar as devidas precauções diminui as chances de adquirir doenças provenientes do trabalho, assim como de sofrer acidentes no exercício da função.
• Sendo um trabalho de prevenção, minimiza os riscos de possíveis processos trabalhistas direcionados a pedidos de insalubridade, periculosidade, acidentes de trabalho, etc.
• Ganho potencial com a produtividade dos trabalhadores. Trabalhando com os devidos equipamentos e cuidados, o funcionário utiliza melhor o seu potencial produtivo.
• Trabalhadores se sentem em um ambiente mais protegido e acolhedor por saber que a empresa está preocupada com seu bem-estar e segurança no exercício de suas atividades.
• A evolução do gerenciamento de risco no ambiente de trabalho traz muitos benefícios, pois aumenta a produtividade e preserva a integridade do trabalhador.
E na empresa que você trabalha, em que estágio de gestão do risco sua empresa se encontra? Fala para nós aqui nos comentários.